Como se recuperar de uma LESÃO? MÉTODO PEACE & LOVE
Olá, leitores! Espero que estejam bem. Hoje trago mais um conteúdo relacionado à medicina esportiva. O tema de hoje é o retorno aos exercícios após uma lesão. Para aqueles que ainda não me conhecem, sou o Dr. Danilo Pereira, médico do Esporte, e toda terça e sexta-feira, ao meio-dia, lanço vídeos novos aqui no canal.
Vamos iniciar abordando o conceito de lesão. Uma lesão é algo que afeta a função ou estrutura do corpo. Como mencionei em um vídeo anterior sobre anti-inflamatórios, nosso corpo funciona em equilíbrio dinâmico. Quando ocorre uma lesão, há um desequilíbrio que afeta tanto a estrutura quanto o funcionamento das células, órgãos e músculos. Portanto, uma lesão é qualquer coisa que prejudique o funcionamento ideal do nosso organismo, seja por dor, inchaço, perda de força ou amplitude de movimento.
Para facilitar nosso entendimento, vou compartilhar uma regra mnemônica: PIS em Love. Essa foi a temática do vídeo anterior sobre o uso de anti-inflamatórios para dor muscular. Vamos analisar cada passo em detalhes. Anotem!
Proteção (P): Evite movimentos ou atividades que agravem a dor nos primeiros dias após a lesão. É importante proteger a região afetada.
Elevação (I): Elevar o membro afetado acima da altura do coração tem efeitos positivos na recuperação, auxiliando na redução do inchaço e na regeneração das estruturas musculares e ósseas.
Compressão (S): No caso de lesões agudas, como um entorse de tornozelo, é recomendado aplicar uma bandagem para controlar o inchaço e a dor.
Educação (E): É fundamental ter consciência e conhecimento sobre o que está ocorrendo em seu corpo durante o processo de recuperação. Isso traz maior tranquilidade e paciência, contribuindo para a regeneração dos tecidos.
Recuperação Ativa (L): Após a fase inicial de proteção e repouso, o exercício e a carga são essenciais. A atividade física estimula a circulação sanguínea, proporcionando uma melhor cicatrização e acelerando o processo de recuperação.
Lembre-se de abandonar a ideia de repouso absoluto e uso indiscriminado de anti-inflamatórios para tratar lesões. Por fim, é importante mencionar que ao seguir corretamente esses passos e adquirir o conhecimento necessário durante a recuperação, você também reduzirá as chances de sofrer novas lesões. Vale ressaltar que há algumas diferenças entre o tratamento de lesões agudas e crônicas, assunto que abordarei em um próximo vídeo. Portanto, fiquem atentos para não perderem as novidades. Não esqueçam de se inscrever no canal e ativar as notificações para não perderem nenhum conteúdo.